Postado por
Saúde e cilcismo

Todo bom aventureiro sabe que o Brasil é um país imenso e cheio de atrações. Por isso, a Entre Trilhas separou quatro dos melhores destinos para praticar o Mountain Bike na terrinha.

Mas, antes de citarmos cada destino, vale lembrar que as melhores trilhas são aquelas que você busca de acordo com seus gostos pessoais. Isso sim torna uma aventura inesquecível. Mas é claro que você pode adequar o nosso roteiro ao seu e realizar aquele desafio que você já planeja faz tempo.

1 – TRILHA BORBOLIGHT (MG)
Ainda pouco conhecida, mas bem avaliada por quem já explorou, a Trilha Borbolight, em Minas Gerais, possui um trajeto circular e 38 km de extensão, partindo da cidade de Rio Acima, passando por cachoeiras e pela Serra da Gandarela.

O trajeto é formado por single tracks e estradas de terra pouco movimentadas, se tornando a opção ideal para quem procura isolamento e sossego.

A trilha possui dificuldade moderada, com estradas de terra e cascalho, além de alguns pontos com raízes expostas e pequenos riachos que precisam ser atravessados. É indicada também para iniciantes, ainda que seja melhor opção para quem já tem experiência em trilhas e mountain bike.

2 – COSTA DO DESCOBRIMENTO (BA)
Para quem busca uma trilha repleta de belezas naturais e paisagens de encher os olhos, a Costa do Descobrimento pode ser a melhor opção. Com uma extensão de 120 km que percorrem as cidades de Prado até Arraial d’Ajuda, esta trilha é um percurso que une pedaladas em areia com trechos de terra firme, travessias de rios e paredões com até 20 metros de altura.

Durante o trajeto é possível parar para contemplar a natureza, e até mesmo dar um mergulho nas águas da região. Vale lembrar que esta não é uma trilha muito indicada para iniciantes, pois possui alguns pontos de difícil acesso, o que exige maior experiência por parte do atleta, além do uso de técnicas mais apuradas.

3 – PRAIA DA PIPA (RN)
Esta opção de trilha é simplesmente de tirar o fôlego! Com 20 km de extensão, o destino de Praia da Pipa, localizada em uma aldeia de pescadores no maior santuário ecológico do Rio Grande do Norte, é a escolha certa para quem busca descobrir novas culturas, unindo aventura e desafios.

O trajeto começa e termina no Pipa Praia Shopping, e contempla a cidade de Sibaúma e também o Mirante das Tartarugas, onde é possível conhecer e observar os grupos de animais marinhos.

Ao longo da trilha você vai pedalar pela areia da praia (dependendo da maré), mas é importante lembrar que em alguns pontos o trajeto exige maior técnica do ciclista, além de força. De qualquer forma, é uma ótima escolha de curta duração e pode ser feita inclusive por iniciantes, desde que estejam abertos e preparados para algumas dificuldades e dispostos a empurrar a bike nas partes mais difíceis, se necessário.

4 – VALE EUROPEU (SC)
Nossa última opção de destino das melhores trilhas do Brasil, porém não menos importante das que já foram citadas acima, é a Trilha do Vale Europeu, em Santa Catarina. Indicada para ciclistas experientes, é necessário aos menos 7 dias para conhecer todas as belezas e encantamentos disponíveis nesta trilha, com aproximadamente 300 km de extensão. O percurso contempla ainda 8 cidades catarinenses.

A estrutura avaliada pelos aventureiros é boa e considerada um dos principais destinos de cicloturismo do país. Logo no início, o ciclista já recebe um guia com mapas e todas as orientações necessárias para a viagem. Outro ponto interessante desta trilha é o passaporte disponibilizado ao ciclista que pode ser carimbado pelos estabelecimentos turísticos e dá direito a um certificado de conclusão do circuito.

Sobre a estrutura, a trilha é bem sinalizada e foi projetada para passar pelos melhores atrativos de cada cidade pelo caminho, o que inclui cachoeiras, arquitetura típica da região e belezas naturais. A trilha Vale Europeu oferece ao ciclista uma dificuldade moderada, com alguns trechos que exigem boa condição física. Apesar do nível de dificuldade, não é necessário grande experiência, já que a condição de cicloturismo permite diversas paradas durante o percurso para descanso e hidratação.

Agora que você já conhece os quatro melhores destinos do Brasil para praticar o Mountain Bike, é hora de planejar todos os detalhes e se aventurar! Mas lembre-se que o propósito é garantir a sua aventura e satisfação. Na hora de escolher o seu destino, opte por lugares ainda não visitados por você, assim você explora novas cidades e, claro, inclui mais experiência na sua aventura.

 

 

Fonte: https://blog.entretrilhas.com.br/

Ciclismo e COVID19 combinam?