Postado por
Notícias

Haute Route, com etapas na Itália, Suíça e França, tem a primeira edição brasileira e vai passar por Serra do Rio do Rastro e Ponte Hercílio Luz
O Haute Route, um dos maiores eventos de ciclismo do mundo, chega ao Brasil e será realizado em Santa Catarina.

O Estado receberá uma das maiores provas de ciclismo de estrada no mundo, entre os dias 11 e 13 de setembro, desafiando atletas em 222 km de percurso, com destaque para o Morro da Igreja, em Urubici, Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller, Morro da Cruz e Ponte Hercílio Luz (ambos em Florianópolis).

O nome Haute Route é de origem francesa e significa “Rota de Montanha” (se pronúncia Ôte Rute). Os outros eventos do circuito são sediados em regiões de montanha de Omam, China, Itália, Suíça, França e Espanha, com provas nos Alpes, nos Pinirineus e cadeia de montanhas Dolomitas.

– O Haute Route é reconhecido como o evento de ciclismo amador de maior prestígio no mundo, não apenas pela estrutura profissional concedida aos atletas e pelas montanhas mais lindas e desafiadoras dos percursos, mas também por toda conveniência e conforto disponibilizados aos ciclistas durante todos os dias – explica Fernando Palhares, um dos organizadores do Haute Route Brasil.

Do litoral catarinense até os picos serranos, o percurso do Haute Route Brasil promete ser único e exigente. Uma mistura de estradas panorâmicas ao longo da costa, através de florestas tropicais, subida na Serra do Rio do Rastro e passagem no cume do local mais alto habitado no Sul do Brasil, o Morro da Igreja, em Urubici.

Como se não bastasse esse grande desafio, os ciclistas encerram o percurso em um contra-relógio no centro de Florianópolis, começando na famosa Ponte Hercílio Luz até o Morro da Cruz, ponto mais alto da ilha e de uma vista deslumbrante.

Haute Route Brasil tem etapa na Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis

Realizado em três dias, o Haute Route Brasil inicia em 11 de setembro, com a primeira etapa largando do centro de Urubici e encerrando no topo do Morro da Igreja, em um percurso de 93 quilômetros e 2,250 metros de ganho de elevação. A segunda etapa, 12 de setembro, inicia novamente no centro de Urubici e desafia os ciclistas em 114 quilômetros, com 2,900 metros de altimetria, até a chegada no Mirante da Serra do Rio do Rastro.

A prova termina com a terceira etapa, 13 de setembro, largando da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, e chegada no Morro da Cruz, com 15 quilômetros e 350 metros de elevação. Ao final dos três dias, os ciclistas terão percorrido 222 quilômetros com 5,500 metros de altimetria. Importante ressaltar que a prova contará com percursos compactos, com menores distâncias e ganhos de altimetria nas duas primeiras etapas, para os atletas que quiserem encarar o desafio.

​As inscrições para o Haute Route Brasil 2020 já estão abertas.

Fonte da matéria
https://www.hauteroute.org

#mundocliclismo
#movvo
#HauteRoute2020
#ciclismosantacatarina