Postado por
Dicas

Você está querendo comprar uma bike, mas tem dúvidas sobre qual seria a ideal para o seu tamanho? A bicicleta é um bem material que, para algumas pessoas pode parecer genérico, para outras, não. Ter uma bike compatível com a altura do ciclista pode favorecer bastante o desempenho durante a pedalada, além de evitar dores e problemas na saúde. Por isso, é importante escolher o modelo certo, que se adapte ao seu corpo.

O tamanho do quadro da bicicleta deve ser compatível com a altura do ciclista. Por exemplo: uma pessoa que tem entre 1,50m a 1,60m de altura deve utilizar uma mountain bike (MTB) com quadro de 15 polegadas. Agora, se ela utiliza uma bike de estrada (“speed”), o tamanho ideal do quadro é de 48 centímetros.

Há ainda uma outra forma para saber o quadro ideal para a sua bicicleta: é medindo a altura do cavalo. A nomenclatura pode parecer um pouco estranha, mas a medição é bem simples, meninas! Para isso, basta ficar descalço e de costas para uma parede com os pés um pouco afastados. Depois, faça uma marca com um lápis na altura máxima que conseguir chegar entre as suas pernas, bem próximo à virilha. A distância entre o risco e o chão é a medida do seu cavalo (CV). Fácil, né?

Agora, para saber o tamanho do quadro ideal de uma “speed”, multiplique o número da medida do seu cavalo por 0,65 (Fórmula: CV x 0,65 = tamanho ideal da “speed”). Por exemplo, para uma pessoa com 80 cm de CV, o quadro ideal de uma bike de estrada será de 52 cm.

Já para quem utiliza mountain bike, a fórmula para saber o tamanho ideal do quadro é a seguinte: CV/2,54 – 14. A mesma menina do exemplo acima quer agora uma MTB. Por tanto, o quadro ideal para ela é o de 17 polegadas (80/2,54 = 31,4 – 14 = 17,4).

A fisioterapeuta Daguilanda Alves alerta para alguns problemas que podem ser ocasionados pela má postura na bike. Ela ainda destaca que quando o guidão está mais próximo do corpo da pessoa é melhor para a coluna.

“Caso a distância do guidão e o selim for muito grande, aumentarão as chances de lombalgia (dor lombar). Além disso, dores nos ombros também são possíveis nesse caso. A má postura na bike por muitos anos pode acarretar até hérnia de disco, mas não é muito comum. São mais normais as patologias nos membros inferiores”, explica a fisioterapeuta.

Já a atleta e competidora de mountain bike Viviane Favery ressalta que, além da questão da altura, o ciclista antes de comprar uma bicicleta também tem que estar certo sobre outra questão:

“O primeiro passo antes de adquirir uma bike é saber o que você quer fazer com ela. Afinal, a bicicleta deve ser adequada para a modalidade que a pessoa quer praticar. Por exemplo, uma bike para ir ao trabalho com agilidade é diferente de uma bike para passeio. Assim como uma bicicleta para fazer trilha é diferente de uma que também é para fazer trilha, mas com performance para competição”.

“A questão do tamanho da bike é igual comprar roupa, existem tamanhos adequados para cada tipo de corpo. Além disso, é importante testar a bicicleta antes de comprar, principalmente, se a sua altura ficar entre dois tamanhos indicados para o quadro da bike”, aconselha Viviane, que também é gerente de marketing de uma empresa em São Paulo.

 

 

Fonte: https://extra.globo.com/

12 motivos para ir de Bike.