Postado por
Saúde e cilcismo

Para comemorar o dia das mães em alto estilo, a MOVVO foi em busca de inspiração e contramos essa SUPER MÃE/CICLISTA/COMERCIANTE ! Acompanhe conosco esse vibrante depoimento.

Meu nome é Suzi Mara Belo tenho 38 anos, comerciante, ciclista amadora, nas horas que dá rsrs e mãe apaixonada de dois meninos, Miguel de 6 anos e Rafael 3 anos.

Ser mãe nunca foi, nem nunca será uma tarefa fácil e todas nós sabemos disso. A rotina com filhos, casa, trabalho, escola, enfim acaba que não temos tempo para nós mesmas. Muitas vezes quando eu pensava em fazer alguma coisa pra mim, sempre me via sem saber o que fazer, pois não gosto de academias e lugares fechados, não me via com aquela rotina de academia, tipo terça e quinta tal horário, jamais achei que conseguia seguir, pois quem tem  filhos sabe que com crianças não podemos ter muito horários, pois eles são uma caixinha de surpresas e sempre ocupam a maior parte do nosso tempo.  Sem contar que no meu caso me sentia culpada por querer fazer algo que não envolvesse eles, me sentia egoísta e a pior mãe do mundo.

Foi quando senti falta de uma atividade e um tempo pra mim, sem culpa, quem é mãe sabe que muitas vezes não temos tempo de nem ir ao banheiro,   foi aí que resolvi pegar uma bike velha que tinha e comecei a madrugar para fazer meus pedais , tipo umas 6h/7h da manhã, nesse horário eles estavam dormindo pois aqui gostam de dormir até tarde, assim eu fazia minha atividade e não me sentia culpada por deixar eles.

Quando voltava eles ainda estavam dormindo e dava tempo de  tomar um banho para  tomarmos o café juntinhos.

Quando  vi já estava comprando uma bike melhor e os pedais eram mais longos. Aí veio o convite para uma equipe e logo começaram as competições.  As competições  me ajudaram  e muito,  principalmente com  o Miguel que queria ficar  em primeiro lugar  em tudo.

Participei de 5 competições, na primeira fiquei em 3º lugar, depois podium de segundo e  por fim esse ano veio o tão desejado primeiro lugar. Com isso sempre que chegava em casa com um troféu o Miguel foi aprendendo que nossas conquistas nem sempre precisam ser o primeiro lugar, pois ele via a minha animação e  eu sempre explicava pra ele o quanto um terceiro lugar ou segundo é compensador e gratificante.

Sempre que pegava podium já mandava fotos e vídeos dos troféus pra eles em casa e quando  eu chegava eles estavam ansiosos pra ver e pegar o troféu, pois viam sempre a minha alegria na conquista de cada um deles. Mas mesmo assim o Miguel sempre falava ” que legal mãe, na próxima, você tenta e vai conseguir o primeiro lugar”…  tadinho tentava me animar  ( risos) digeriu, mas não muito bem.

Esse ano conquistei o tão esperado primeiro lugar no podium e quando eles viram as fotos ficaram fascinados, quando cheguei em casa, parecia que a Vitória era deles de tão animados que ficaram,  Miguel disse: ” viu mãe eu disse que vc  iria conseguir”… Enfim tudo isso só me fez ver que a minha culpa por deixar eles, era uma coisa da minha cabeça, culpa de mãe mesmo, pois além de fazer tudo por eles precisamos estar bem e fazer alguma coisa por nós.

Estarmos bem com a gente mesmo , assim tudo flui melhor e com mais facilidade. Não é egoísmo e sim um bem para nossa saúde física e principalmente mental.


Hoje ando mais nos horários que eles estão na escola, uma ou duas vezes na semana , nos  finais de semana quando minha mãe ou minha irmã podem ficar com eles eu faço um pedal mais longo e demorado.  De tudo isso hoje eu penso que a vida é muito curta pra não gastar com você,  e com quem você ama de verdade que são os filhos.

“Vamos aproveitar! Pois temos muito pouco tempo nessa caminhada.”

“Ser mãe é abrir mão de tudo e não perder nada ao mesmo tempo. Que todas nós mamães possamos nos cuidar, assim como cuidamos dos nossos filhos com todo amor e dedicação,  modéstia à parte, nós damos conta e muito bem”

Feliz dias das mães pra todas nós guerreiras que somos mães, dona de casa, empregada, diarista, trabalhadoras, pai, cozinheira… enfim de tudo um pouco. Somos todas muito vitoriosas !

Suzi Mara Belo para Equipe MOVVO.